D
E
V A N E I O S


O N
Í R I C O S


Com meu vestido florido
saí correndo pelas ladeiras
De preguiças e moças na janela
Parei de repente e então, decidi:
Esqueci.

Mas...
"o esquecimento mágico só dá resultados positivos quando é real
e não apenas um truque como modo de enganar o coração".

Como no truco, quando dizemos que temos 7 de espada e temos As de ouro.
Como no truco, no amor blefamos.
Como no truco, que não sei jogar, pois desconheço suas regras e não domino sua malícia.

Sou inexperiente.

Sou inexperiente.

Sou anônima.

Sou anônima de vestido florido pela ladeira
De preguiças e moças na janela

Mas, ninguém pode me ajudar
porque ninguém me é.

Com meu vestido florido levado pelo vento
Eu subo a ladeira
De preguiças e moças na janela

Se estou triste?
Não. Estou sendo.
As vezes fico sendo.
Quando sou não preciso fazer.
Ser já é um fazer.
E eu posso ser devagar
ou um pouco depressa.
Posso ser um pouco aflita
Ou um pouco sôfrega

Posso ser um pouco mentirosa

Foi ela que me ensinou.
Ela que põe as vísceras para fora.
As minhas.
Que fala por metáforas.
Que é áspera e desesperançada.
Aquela cujo Minotauro é a velha e o labirinto o Maracanã.
Que junto com ele, me repõe, pequenina, em face de indecifráveis palmeiras.

(Alessandra Gomes, 2006)

Comentários

rato disse…
caraleo alessandra!!!!!!!!!!! esse poema é seu? rpz, então esse tempo todo vc escondia uma poeta em vc hein? rpz sério msm, gostei mto dessa sua poesia. sério msm, faz tempo q n leio um poema tão bom contemprâneo.

Postagens mais visitadas deste blog